A importância das farmácias de manipulação

Camila Mesquita, maio 3, 2022

MANIPULAÇÃO, BENEFÍCIOS, PERSONALIZADO, BOTICA

No início do século XIX,  as primeiras farmácias surgiram no Brasil, sendo conhecidas na época como boticas ou farmácia de oficina. Nesse período, a maioria dos medicamentos utilizados eram preparados pelos mestres farmacêuticos ou boticários, que utilizavam matérias primas e ingredientes de origem natural em suas formulações. Com a industrialização, os medicamentos sintéticos acabaram tomando conta do mercado,  fazendo com que as farmácias de oficina dessem lugar às drogarias que até hoje lideram as especialidades farmacêuticas. As chamadas boticas receberam um novo lugar no mercado e agora são chamadas de farmácia de manipulação

Atualmente,  as farmácias de manipulação desenvolvem um grande papel e alcançam sucesso durante o tratamento terapêutico. No Brasil, são autorizadas duas classes de preparação de fórmulas: magistrais ou oficinais, que seguem um rigoroso padrão de boas práticas na fabricação com supervisão responsável de um profissional farmacêutico. 

Atender de forma personalizada e de acordo com a necessidade de cada paciente é o maior diferencial e benefício que a farmácia de manipulação oferece! Esse diferencial compete diretamente com a indústria farmacêutica, que oferece medicamentos com dosagens padronizadas limitando a escolha do paciente e, às vezes,  nem atendendo às suas necessidades. É aí que entra a importância da farmácia de manipulação, que tem o poder de ajustar o medicamento e sua forma farmacêutica conforme as necessidades terapêuticas do paciente, diferente dos medicamentos encontrados nas prateleiras de drogarias. 

Medicamentos industrializados são produzidos em larga escala e com dosagem padronizada, atuando de forma generalista para uma série de enfermidades. Já os manipulados tem foco específico e individualizado, gerando uma série de benefícios para o paciente como a associação de diversos princípios ativos em uma única cápsula, facilitando o sucesso do tratamento e a escolha da produção da forma farmacêutica de preferência do paciente, seja mela em forma de gel, creme ou até mesmo uma bala. Esses benefícios atende principalmente o grupo de idosos e crianças, que geralmente encontram dificuldades em seguir e manter um tratamento. 

Contudo, para realizar um pedido em uma farmácia de manipulação,  é necessária a apresentação de uma receita prescrita por profissionais habilitados (médicos, dentistas, nutricionistas etc) ou pelo próprio farmacêutico, como no caso de fórmulas oficinais isentas de prescrição médica. 

Lista de benefícios da manipulação

*Raramente ocorrem sobras, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente pois diminui o descarte irregular de medicamentos;

*Formas farmacêuticas diferenciadas que atendem melhor a necessidade de cada paciente de forma individualizada;

*Menor preço;

*Associação de vários ativos na mesma fórmula, contribuindo e minimizando a quantidade de medicamentos a serem ingeridos.